segunda-feira, 18 de março de 2024

Lockdown em Macapá na visão de um professor - Aprendizagem Comercial do SENAC

No dia 18.03.2020 foi decretado o primeiro Lockdown na cidade de Macapá, hoje está completando 4 anos dessa primeira medida de contenção da pandemia na cidade de Macapá. Na ocasião eu estava ministrando aula na Instituição Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, na Modalidade de Programa de Aprendizagem Comercial de Qualificação no Curso de Serviços Administrativo ano 2019/2020. Com o decreto governamental nº 1414, que regula as atividades comerciais, públicas, religiosas e outros setores econômicos como forma de prevenção ao novo coronavírus (Covid – 19).

Nesse contexto as atividades de interesse público como supermercados, atacadões, mercantis, bancos, lotéricas, postos de saúde, hospitais, delegacias e batalhões de polícia vão seguir funcionando normalmente.
Assim, o isolamento e o distanciamento social foram estratégias propostas pela União, pelos Estados e Municípios no enfrentamento da emergência de saúde pública, como anuncia o Ministério da Saúde (Brasil, 2020).

Diante destas medidas muitas pessoas tiveram que ficar em casa, o comércio estava fechado, não havia circulação de pessoas, alunos tiveram que ficar nas suas residências e posteriormente finalizar os estudos através de aulas remotas.

As instituições de ensino tiveram que suspender as atividades presenciais e adotar alguma estratégia educacional pedagógica para dar continuidade ao calendário letivo e uma dessas estrategiais foi ensino a distância de forma emergencial.

Tendo em vista o isolamento social, para finalizar a minha turma, tive que aprender alguns recursos de tecnologias de informação e comunicação (TIC), que me subsidiaram na aplicação metodológica a fim de evitar que os alunos sofressem prejuízos no processo ensino aprendizagem, a exemplo posso destacar: fazer transmissão de aula através de aplicativos, replanejamento das atividades através de plataformas digitais, apresentação de trabalhos no google meet.

Diante da situação atípica, agora era um momento de criar condições para dar prosseguimento as aulas e não ficar encontrando desculpas e pondo mais empecilhos. Indubitavelmente, percebe-se que apesar das dificuldades encontradas na realização das aulas de forma remota, os professores se apropriaram de novas ferramentas educacionais, adaptando as metodologias de ensino para manter o contato com os alunos e atingir objetivo das aulas.

O curso da aprendizagem de Serviços Administrativo turma 10 do SENAC ano 2019/2020 terminou, todos os alunos foram aprovados. E para finalizar este momento de experiência – me reporto de uma das conversas com a coordenadora do segmento Jovem aprendiz cujo está ficou na lembrança e dizia o seguinte:

Eu: “Dona Samirames eu me superei”!

Coordenadora: Professor Carrera, nós nos superamos!



Fim


Turma da Aprendizagem 2019/2020
                                                     

Arquivo: Márcio Carrera Costa

Referenciais:

Percepção dos professores sobre o impacto da pandemia da covid-19 nas aulas de Educação Física em Altamira/PA. Disponível em: <https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/30/>. Acesso em 18 de março de 2024. 

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