curta nossa página

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026

Parabéns Macapá - 268 anos de histórias

Macapá: 268 anos de história, memória e encontros com o novo


imagem de pessoas se exercitando no parque linear da zona norte em macapá
Parque linear da Zona Norte


Querido e gentil leitor,



Macapá completa hoje 268 anos de história, cultura e resistência. É tempo de celebrar, de pausar as preocupações com o que não podemos controlar e permitir-se viver.

Há sempre uma luz no fim do túnel. E em Macapá, essa luz nasce todos os dias sobre o Rio Amazonas. Conhecida carinhosamente como a “Capital do Meio do Mundo” e a “Capital Morena”.

Macapá foi fundada em 4 de fevereiro de 1758, cortada pela Linha do Equador e banhada pelo maior rio do planeta.

Cidade de povo acolhedor, de cultura vibrante, do Marabaixo, da fé, da luta e da esperança. Guardiã de sua história, marcada por símbolos como a Fortaleza de São José de Macapá.

A cidade recebeu um grande presente no final do ano de 2025, O Parque Linear da Zona Norte, inaugurado pela prefeitura como o mais novo espaço de lazer, sendo um grande ponto de encontro e atividade física para os macapaenses, novo catão-postal da cidade.


Um fato Inusitado que ocorreu em Macapá no início do século XX




A cidade de Macapá era um lugar pequeno, um vilarejo, uma cidade tranquila, com algumas casas.

Foi construída às margens do Rio Amazonas, marcada pela simplicidade de seus primeiros tempos, pela força de seu povo. A cidade vivia um período em que o cotidiano se organizava em torno de poucos, porém simbólicos, espaços:

A praça matriz, a Igreja de São José de Macapá, o cemitério da cidade e o trapiche, ponto vital de chegada e partida e a famosa fortaleza de São Jose de Macapá.

Foi nesse cenário, ainda na década de 1920, que Macapá viveu um de seus episódios mais curiosos e memoráveis.

A descida de uma aeronave nas águas do Rio Amazonas, próximo à orla da cidade, causou espanto e emoção entre os moradores. O hidroavião Junkier D217, no dia 22 de março de 1922.

O barulho vindo do céu assustou muitos, que acreditaram estar diante do fim do mundo. Outros, porém, foram tomados pela alegria e pelo encantamento — era a primeira vez que viam um avião.

A reação foi imediata: homens, mulheres e crianças correram para o trapiche da cidade, movidos pela curiosidade e pela necessidade de entender aquele acontecimento extraordinário.

O pouso no rio transformou-se em um verdadeiro espetáculo para a população, marcando o encontro de Macapá com a modernidade.

Ao completar 268 anos, Macapá reafirma sua história feita de encontros entre o tradicional e o novo, entre o medo e o encantamento.

Cada memória preservada fortalece o orgulho de uma cidade que soube atravessar o tempo sem perder suas raízes amazônicas.

Parabéns, Macapá, pelos seus 268 anos de muita história, memória viva e identidade.



Um comentário:

  1. Obrigada MARCIO por compartilhar seu conhecimento sobre Macapá, que não tinha conhecimento, cada dia aprendendo mais, grata!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou sugestão! Sua opinião é muito importante para o fortalecimento deste blog

Parabéns Macapá - 268 anos de histórias

Macapá: 268 anos de história, memória e encontros com o novo Parque linear da Zona Norte Querido e gentil leitor, Macapá completa hoje 268 a...