curta nossa página

sexta-feira, 27 de junho de 2025

Ilha de Colares no Pará

 Ilha de Colares no Pará - Um encanto na Terra dos ET’s no Brasil


terra-dos-et's-no-brasil



A ilha de Colares no Pará é famosa por ter aparecido discos voadores na década de 70.

Essa ilha apresenta muitos mistérios que encanta quem a visita, está localizada na região nordeste do litoral paraense. 

Com uma população de aproximadamente 12.868 habitantes, a distância que separa Colares da cidade de Belém é 102 km.

Antes a cidade recebia a alcunha carinhosa de “Terra da Arraia”, porque segundo os pescadores - antes “tinha muita Raia” e os banhistas aproveitavam a preamar para se refrescar.

Porém, durante a baixa-mar era muito comum ocorrer lesões com este peixe cartilaginoso. 

Pois os banhistas chegavam de várias localidades da capital em (ônibus de piquenique) e não conheciam o ambiente da ilha de Colares.

Após uma boa caminhada em águas rasas pisavam em uma arraia que (costuma estar enterrada na areia). 

A arraia lança a sua cauda e crava os espinhos no pé ou na perna da pessoa, libertando o veneno, essas ferroadas eram frequentes.

Posteriormente, o município recebeu o codinome “Terra dos ET’s”, porque em 1977, ocorreu um fato marcante na vida daquela população, segundo os moradores muitos afirmam ter vistos incursões de discos voadores na região.

Outras, asseveram ter tido contato com os extraterrestres (ET), após serem paralisadas - através de uma luz intensa.

Que irradiava sobre as vítimas, deixando-as imóvel e enfraquecidas, acredita-se que depois eram sugadas pelos (Óvnis), dando início a “história do chupa-chupa”.

Por conta dessa lenda o município, atualmente é conhecido como a “Ilha do ET”, muitos pesquisadores que trabalham na área ufológica já visitaram a localidade com o intuito de desvendar estes mistérios.

Para alguns moradores a Praia do Machadinho - pouco frequentada - tem um portal que faz com que eles surjam de lá.

A Força Aérea Brasileira realizou a maior intervenção militar do Brasil no período, a fim de investigar os objetos voadores não identificados na ilha de Colares,

onde foram compiladas muitas informações, cujo a maioria delas está no Arquivo Público do Rio de Janeiro ou talvez em outros países.

Assim, por conta dessa lenda hoje tem no Carnaval, o bloco do ET, vários bonecos de ET’s que enfeitam a frente das residências e estão espalhados pela cidade.

No tocante aos frequentes ataques e investidas alienígenas o município ficou internacionalmente conhecido através do documentário Operação Prato e Arquivos Extraterrestres.

Atualmente a Ilha de Colares no Pará, tem muitos profissionais aposentados, pessoas que nasceram na cidade, depois foram trabalhar em outros estados da Federação e retornaram para aproveitar a sua aposentadoria na bucólica cidade.

Sobre este retorno quero deixar um trecho do poema: Regresso a Colares da Poetisa Aracy Miranda de Mont’ Alverne, que nasceu em Colares no ano de 1913, a qual sentia-se emocionada ao regressar a sua terra Natal.



Regresso a Colares

Depois de tantos anos

Regressei ao meu torrão natal!

Quanta emoção sentir, quanta alegria

E que felicidade ao abraçar

Pessoas queridas

Do meu tempo de menina

E que ainda hoje

Estão nessa terra linda,

Cuja a imagem trago no coração

E no livro da saudade!


Características geral da Ilha de Colares no Pará


O município de colares tem características marcantes, que unem mistério, beleza natural, cultura popular.

A respeito da cultura o ponto que me marcou foi a “Cantoria dos Reis” - que ocorreu no primeiro dia do ano, onde pessoas saíram as ruas da pacata cidade, fantasiados com instrumentos musicais, entoando algumas cantigas a noite.

A tradição envolve canções que celebram a visita dos Reis Magos ao menino Jesus e aproveitam também para desejar um feliz ano novo para a família anfitriã.

Após, o término da canção os participantes esperam que a família visitada lhes presenteie com alguma quantia ou um donativo.

já economia baseia-se principalmente na agricultura, pesca, turismo e artesanato. O local também é conhecido pela sua bela culinária regional, com destaque para pratos à base de frutos do mar e peixes frescos.


arvore-samaumeira



Curiosidade


Colares é uma ilha banhada por praias e uma dessas é a Humaitá, nessa praia tem a Sumaumeira, uma árvore frondosa nativa da região amazônica, que oferece conforto de sombra para muitas famílias e turistas na ardência do sol.

No final do verão amazônico, nos meses de outubro a novembro ela fica completamente desfolhadas, espalhando as fibras que é semelhante a algodão. A copa dessa árvore serve de abrigo para outras árvores, pássaros e insetos

familia-carrera


Grande abraço!

Ilha de Colares no Pará

 Ilha de Colares no Pará - Um encanto na Terra dos ET’s no Brasil A ilha de Colares no Pará é famosa por ter aparecido discos voadores na dé...