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domingo, 16 de setembro de 2012

Desfile de 13 de setembro...




O Então Presidente da República Getúlio Vargas, a partir do decreto- lei nº 5812, de 1943 estabeleceu a criação de novos Territórios Federais, o qual a Região do Amapá foi contemplada. Criando assim, o incipiente Território Federal do Amapá que ate o presente momento estava ligado politicamente e juridicamente ao vizinho Estado do Pará. Através do Decreto lei os futuros territórios estavam encarregados de prover empreendimentos para gerar o seu sustento. E quem ficou encarregado de assumir essa responsabilidade foi o Capitão Janary Gentil Nunes, o qual desembarcou nesse estado, juntamente com sua família no dia 25 de janeiro de 1944.

Olha como era a Paradas Estudantis de 13 de setembro, na Gestão do primeiro governador do Território Federal do Amapá. 

  
 
        Desfile das Professoras durante as festas cívicas, em Macapá (1944). 

 
                  Desfile das crianças no município de Oiapoque (1944)

     Olha agora como é:


                    Banda de Fanfarra da Escola Estadual Lima Neto 


                              Desfile da Escola Estadual Lima Neto  

   
       Público Sentadinho só apreciando a passagem das escolas para torcer

Janary Nunes deu continuidade na politica nacionalista de Getúlio Vargas e procurou incentivar a militarização e a valorização dos símbolos nacionais e instituiu as paradas estudantis que despertava um clima de entusiasmo nos alunos. Mesmo sentimento que desperta hoje, quando nos deslocamos da nossa casa para ir ao sambódromo.


segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Ônibus nosso de cada dia









A cidade de Macapá tem 407.023 habitantes segundo o censo do IBGE de 2011. A cidade comporta hoje 110.232 veículos automotores pequenos, segundo a lista de estado do Brasil por frota de veículos - DENATRAN - frota de 2012, seguido por uma frota de aproximadamente 128 ônibus, transportando em media de 90 mil pessoas por dia, ou seja, são poucos ônibus para suprir a necessidade das pessoas que se deslocam para ir ao trabalho e a escola.
Todos os dias nós dependemos desse meio de transporte. No tocante, compete lembrar que o município de Macapá tem uma das tarifas mais elevadas do país, a 18 (decima oitava), ou seja, a cidade é tão pequena e os serviços de transporte público são tão precários que a viagem não vale o que é cobrada.  A população que depende desse recurso para se deslocar, por exemplo, ali ao Centro da cidade, tem que enfrentar grandes problemas como: ônibus lotado, sucateados, cobradores e motoristas mal humorados, trânsitos engarrafados sem falar, dos constantes acidentes que ocorrem nas ruas.
Como a cidade tem apenas três saídas, uma pela Rua Tranquedo Neves que se junta a BR-156 para ter acesso aos bairros da Zona Norte da cidade, Rod. Duca Serra que se estende até Rod. AP 20 que liga Macapá à Santana numa extremidade e na outra a BR-156 e a Rod. JK (Juscelino Kubitschek) que se estende até o município de Santana. Porém, quando ocorre um acidente num desses 3 (três) vetores de trânsito ocorre imensos engarrafamentos. E as pessoas que ficam dentro dos coletivos, dependendo do horário, sofrem com a lotação.           

Ilha de Colares no Pará

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