segunda-feira, 6 de maio de 2013

A Pororoca no Amapá



Pororoca é um fenômeno natural caracterizado por grandes e violentas ondas. A palavra pororoca é de origem indígena (tupi) e significa estrondo (forte barulho da natureza). A pororoca é um fenômeno natural que ocorre quando há o encontro entre as águas do mar com as águas do rio. A principal causa de ocorrência deste fenômeno e à mudança das fases da lua, principalmente nos equinócios que aumenta a propensão da massa líquida dos oceanos proporcionando grande barulho.

No Brasil, a pororoca mais importante ocorre na Amazônia, quando as águas da foz do rio Amazonas (Rio Araguari, Rio Maiacaré) encontra-se com as águas do Oceano Atlântico. Ocorre um forte barulho e a força do fenômeno provoca a derrubada de árvores e alterações nas margens do rio. Durante o fenômeno, formam-se ondas que podem atingir até 6 metros de altura a uma velocidade de 30 km/h. Pode-se prever a pororoca com duas horas de antecedência, pois a força da água vinda da cabeceira provoca um barulho muito forte e inconfundível.
Eu no Rio Araguari


Rio Araguari em Porto Grande
O Palco encantador desse fenômeno aqui em nossa região é o rio Araguari que tem sua nascente no norte do estado e atravessa várias povoações, como as cidades de Porto Grande (cujos primeiros habitantes chegaram por ele), Ferreira Gomes e Cutias do Araguari. Por fim, o rio Araguari deságua no oceano Atlântico, na fronteira entre os municípios de Amapá e Cutias do Araguari, formando ondas que dão origem a  pororoca, utilizada para campeonatos de Surf.
Surf na Pororoca
Momentos antes de sua chegada cessa o barulho e então reina o silêncio. Este é o sinal de que é melhor procurar um local seguro para que a força da água não cause nenhum estrago. Hoje, a pororoca tornou-se atração turística. Acontecem campeonatos de surf na pororoca onde o vencedor é aquele que permanece mais tempo sobre a onda.
 
Campeonato de Surf


Este fenômeno tem atraído à atenção de muitos turistas brasileiros e estrangeiros, que viajam para a região para ver de perto este lindo espetáculo da natureza.


Fenômeno da Pororoca



Nenhum comentário:

Postar um comentário