sexta-feira, 12 de abril de 2013

JEITO DE SER DO POVO DAQUI



O Estado do Amapá absorve um conjunto de culturas e tradições dos índios, negros e o branco, sobre tudo dos portugueses, mas entre essas etnias a que mais predominou foi a dos negros oriundos do continente africano. Que contribuíram com a região amazônica com deliciosas iguarias, como uma deliciosa “feijoada”, sem deixar de ressaltar que os negros contribuíram significativamente com a dança e a arte.
  
A cultura africana esta impregnada na população amapaense e na região amazônica, presenciamos em nosso cotidiano inúmeras legados que essa etnia que chegou por essas bandas em meados 1750, período da política pombalina, que as cifras dos cativos traficados entre a África e a Amazônia portuguesa aumentaram significativamente contribuindo para formação desse pequeno território.

Dentre as manifestações culturais a tradição do marabaixo é uma das mais vivas e belas festas herdada dos negros africanos. A dança possui uma coreografia que imita os passos dos negros escravos com os pés presos por correntes, cadenciado e marcado por tambores chamados de "caixas". O canto (ou ladrão) lembra o lamento de quem vivia na senzala que cultivavam a esperança de voltar para o continente africano.
Senhoras dançando o Marabaixo
Como em toda a Amazônia, a cozinha amapaense, caracteriza-se por uma culinária essencialmente indígena e sem similar. Do saboroso pato-no-tucupí, à extravagante maniçoba, um preparado de carne de porco que permanece uma semana cozinhando; a caldeirada de tucunaré, cujo este é um dos  peixe mais conhecido, apreciado e consumido na região.
A cozinha local é excepcional, com especial destaque ao camarão, abundante no município de Macapá, em todas as suas variações. O açaí é a fruta típica da região e pode ser encontrado em forma de doces, bebidas e sucos. O jambu, um parente do agrião, cujo talo quando mordido amortece os lábios, é o hortigranjeiro típico que sempre acompanha os pratos regionais.
Tijela com açai
No Amapá também encontramos s um prato que faz muito sucesso entre os turistas que vem visitar a nossa região, qual é o tradicional tacacá que é de origem indigena.


Quem nunca tomou aquele tacacá quentinho, com uma pimenta do reino? 

O Tradicional Tacacá




 Referências:

MACAPÁ-AP, 2013. Culinária do Amapá. Macapá. Disponivel em:<
http://www.google.com.br/search?q=culinaria+do+amapa>. Acesso em 12 de abril de 2013.

MACAPÁ-AMAPÁ, 2012.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão! Sua opinião é muito importante para o fortalecimento deste blog