quarta-feira, 20 de julho de 2016

SETIAP

SETIAP – SINDICATO DOS ELETRICISTAS E ELETROTÉCNICOS TRABALHADORES DA INDÚSTRIA EMPRESAS TERCEIRIZADAS E AUTÔNOMOS DO ESTADO DO AMAPÁ.

O papel do sindicato junto aos trabalhadores que representa é o de ser a voz da categoria, na busca por melhores condições de trabalho e dos benefícios garantidos pelas leis trabalhistas. O sindicato deve agir como agente de união, estreitando os laços entre os trabalhadores e buscando desenvolver discussões sobre as diversas questões que englobam o cotidiano deles nas empresas, no intuito de ser uma representação concreta das necessidades e do posicionamento de toda uma classe.

Não basta o sindicato esta presente nos locais de trabalho, o sindicato deve agir como organizador das classes a que representa, sempre prezando pelo respeito e pelo diálogo e por isso deve estar ciente de todos os papéis que a instituição representa junto aos companheiros. 

Muitas vezes os trabalhadores sentem dúvidas ou, até mesmo, se sentem lesados em seus direitos, e quando isso acontece, o Sindicato ao qual cada trabalhador se encontra filiado, poderá orientá-lo como exigir o cumprimento dos seus direitos.

O Sindicato está sempre associado à noção de defesa com justiça de uma determinada coletividade. É uma associação estável e permanente de trabalhadores que se unem a partir da constatação de problemas e necessidades comuns. E esses problemas e essas necessidades, nós, Eletricistas e Eletrotécnicos de empresas terceirizadas que prestam serviços no Estado do Amapá, sabemos que existem. Por isso, no dia 12 de abril de 2016 foi fundado o Sindicato dos Eletricistas e Eletrotécnicos, Trabalhadores da Indústria, Empresas Terceirizados e Autônomos do Estado do Amapá – SETIAP, a fim de apresentar aos trabalhadores do setor elétrico, uma equipe jurídica bem estruturada, para alcançar todos os objetivos da categoria e também desenvolver uma politica de valorização profissional da classe trabalhadora.


Infelizmente, a maioria dos Sindicatos se depara com um problema bastante comum: alguns filiados ainda não sabem a finalidade do Sindicato. Alguns trabalhadores até querem se filiar, mas não entendem para que ou quais seriam os benefícios. Outros pensam que é só filiar, cruzar os braços e tudo estará resolvido. Há ainda aqueles que querem saber se terão direitos a  -Planos de Saúde ou a Clubes Recreativos. O certo é que os principais motivos para um trabalhador se filiar ao Sindicato da sua categoria são: união, segurança, participação, reconhecimento e benefícios. E se o filiado não participar efetivamente com todos esses intuitos, o Sindicato perde o seu motivo de existir. 

Galeria de Fotos:

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão! Sua opinião é muito importante para o fortalecimento deste blog